terça-feira, 2 de junho de 2009

UM SEMESTRE DIFÍCIL


Estamos entrando no mês de junho e o primeiro semestre letivo vai assim caminhando para o seu final. Nesta primeira parte do ano de 2009 tivemos aqui em Teresina particularmente algumas catástrofes naturais provocadas sobretudo pelo excesso de chuvas e alguns "eventos", digamos assim, "quase naturais" causados pela má vontade dos políticos e outros pela falta de compromisso e sensibilidade de certos profissionais da educação. Estamos nos referindo à greve dos professores do Município de Teresina, ocorrida no final do mês de maio. Isto sem falar das inúmeras "paralisações" que esses professores fizeram ao longo do semestre.
Enchentes, paralisações, greves, etc., eis o quadro que vislumbramos nesses últimos tempos. Com certeza o rendimento dos nossos alunos se viu afetado. Apesar do esforço que fizemos no sentido de não deixarmos os alunos em casa (e muito menos na rua...), a verdade é que a qualidade do nosso ensino foi prejudicada. Com tanta confusão, os projetos educativos não andaram direito, algumas metas deixaram de ser cumpridas, a os resultados certamente aparecerão nas estatísticas de final de ano.
Esperamos que no segundo semestre 2009 possamos recuperar o tempo perdido, na esperança, é claro, de que esse triste cenário não volte a acontecer.
Os esforços terão que ser redobrados se quisermos realmente encerrar o ano com saldo positivo.
Pe. Plutarco Almeida, Sj
Diretor Geral da ESAR

Nenhum comentário: