sexta-feira, 22 de maio de 2009

NOSSA OPINIÃO


A GREVE DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE TERESINA
Nesses dias o Sindicato dos Servidores Municipais decretou uma greve geral. Ao que tudo indica, o movimento não tem data para terminar, sobretudo se levarmos em consideração que a Prefeitura não acenou com nenhuma possibilidade de aumento salarial. Aliás, o argumento usado pelo Prefeito é do conhecimento de todo mundo, ou seja, o dinheiro está curto! Com a tal de crise econômica mundial, os recursos financeiros que são repassados mensalmente para as prefeituras sofreram cortes bastante significativos. Este, de fato, não é o melhor momento para se pensar em uma greve.
Não somos contra a greve pois achamos justas as reivindicações dos professores. Não vamos aqui entrar no mérito da questão. Entretanto, temos o dever de zelar pelos direitos dos nossos alunos. Durante o movimento paradista a escola permanecerá aberta para receber os seus alunos. A Equipe da ESAR tem um "plano B", uma alternativa pedagógica para dar continuidade as atividades escolares enquanrto a greve perdurar. Todos os alunos terão atividades acadêmicas especiais, eventos esportivos e culturais durante este período. Os pais já foram avisados de que podem mandar os seus filhos para a escola sem medo.
Lamentamos profundamente que a educação pública no Brasil esteja ainda desse jeito. Pelo amor de Deus ! Já era tempo dos nossos governantes assumirem a educação como prioridade realmente. Enquanto sobra dinheiro para os senhores políticos, magistrados, executivos, etc. gastarem com suas mordomias, a educação continua de pires na mão! O Presidente LUla, que acaba de visitar a China, poderia muito bem trazer na bagagem a lição dos chineses: sem educação não existe crescimento, não existe progresso, não existe paz, não existe nada de bom!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

APRESENTAÇÃO

1. O INICIO

No inicio dos anos 60, a convite de Dom Avelar Brandão Vilela, que era o bispo local, os jesuítas chegaram a capital do Piauí para assumir o Colégio São Francisco de Sales, conhecido como Colégio Diocesano. Nos finais de semana os padres e irmãos percorriam as redondezas da cidade e numa dessas incursões, atravessando o Rio Poty, chegaram à região chamada “Socopo” (nome derivado de uma antiga fábrica que existia no local). Ali pretendiam instalar uma casa de retiros, mas ao verem a necessidade de tantas famílias com crianças fora da escola, decidiram também construir uma pequena escola.
Foi assim que surgiu a Escola Agrícola Santo Afonso Rodriguez, na zona leste da periferia Teresina, Piauí.

2. TEMPOS ATUAIS

Hoje o Santo Afonso já não é mais uma escola agrícola e sim um grande centro educacional que beneficia mais de 1.000 famílias de 20 bairros diferentes, além de uma dúzia de comunidades rurais.
A ESAR oferece, além do Ensino Fundamental (1º. ao 9º. ano, de acordo com a nova legislação do Ministério da Educação) o Ensino Médio e um curso profissionalizante na área de Manutenção de Computadores.

3. OPORTUNIDADES OFERECIDAS

Aulas de Reforço Escolar (Fundamental e Médio)
Informática (na grade curricular)
Dança
Teatro
Música
Artesanato (artes plásticas, tecido, madeira, etc.)
Meio Ambiente (aulas teóricas e atividades de campo)
Reforço alimentar (almoço inclusive)
Formação humana e cristã
Acompanhamento social e psicológico

4. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

Auditório
Salão de provas
Sala de Vídeo
Laboratório de Ciências I (Química e Biologia)
Laboratório de Ciências II (Física)
Biblioteca infantil
Parque infantil
Biblioteca juvenil
Sala de leitura individual
Sala de Internet
Armários individuais para os alunos
Ginásio Poli Esportivo
Quadra aberta
Área social
Refeitórios juvenil e infantil
Cozinha industrial

5. NOSSA EQUIPE (*)

Diretor Geral: Pe. Plutarco Almeida, SJ
Coordenadora Geral: Profa. Joana Moura
Coordenadora Comunitária: Profa. Conceição Rodrigues
Assistente Social: Bento Silva
Orientadora Educacional: Psicóloga Karlet Spíndola
Coordenador de Pastoral: Ir. Cícero Henrique, SJ
Coordenação Pedagógica (Fundamental I) Pedagogas. Ligeovânia e Alzenira
Coordenação Pedagógica (Fundamental II) Pedagoga Sana Chris
Coordenação Pedagógica (Ensino Médio) Pe. Marcelo Castro, SJ

(*) A Escola adota o sistema de “Direção Colegiada”, ou seja, todos os assuntos mais importantes são discutidos pela equipe cabendo a decisão final ao Diretor Geral.

http://es-rodridues.fotos.net.br/