sábado, 6 de junho de 2009

EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Esta semana muito se discutiu a respeito da questão da preservação ambiental. As escolas de Teresina promoveram eventos, a maioria consistindo no plantio de mudas de plantas, exposições, palestras, etc. Tudo muito pouco criativo mais muito festivo. Exageradamente, aliás.
Faz tres anos a Escola Santo Afonso deu início, embora timidamente diga-se de passagem, a um processo de "educação ambiental" baseado na idéia de que a educação deve começar da base. Assim, as primeiras séries receberam um acompanhamento específico de um monitor que além de aulas teóricas, envolviam os alunos em atividades práticas de campo. O "mutirão ecológico" aos sábados pela manhã foi uma dessas atividades.
Alem de começar pela base, o Santo Afonso investe na concepção de que esta educação não pode ser feita de modo pontual (um ou dois eventos por ano, etc.) e sim de modo global, de modo mais abrangente, isto é, ao longo de todo o ano e de toda a formação do aluno. Educação, seja ela de que tipo for, acontece a médio e longo prazo. Planta-se hoje na esperança de colher algo de bom depois de amanhã.
É este o nosso propósito, continuar investindo, continuar plantando o amor a natureza, amor que se aprende desde pequeno, e todos os dias!

Nenhum comentário: