quinta-feira, 18 de junho de 2009

O NOVO ENEMO Governo Federal, através do Ministério da Educação, lançou recentemente o novo modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Segundo os analistas, muda tudo a partir de agora, sobretudo no que diz respeito ao objetivo da relaçao ensino-apreendizagem. De acordo com o modelo que será implantado já a partir deste ano, o que interessa não é tanto o conhecimento teórico puro e simples dos conteúdos, mas sim a reflexão, a interrelação entre os temas e a análise crítica. O aluno deverá ser capaz de ir além da apreeensão de fórmulas: ele terá que compreender o seu sentido, interpretando a realidade a partir dos conhecimentos adquiridos e das informações que lhes foram repassadas ao longo do ensino médio.
Tudo estaria perfeito, ou quase perfeito, se não fosse o seguinte: o ensino que é oferecido hoje nas escolas públicas desse país (com raras exceções) não propicia ao jovem absolutamete nada do que o novo ENEM exige.
Fazemos nossas, então, as palavras de uma aluna do Santo Afonso, PATRICIA QUARESMA (3o. ano do EM) que escreveu "O novo ENEM vai apenas mostrar o que sabemos, que a educação de qualidade é um privilégio de poucos, e os mesmos é que vão ocupar as universidadews públicas qye deveriam ser da maioria que vem da rede pública de ensino".